segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mosquitinho - Gypsophila paniculata


Delicadas e numerosas florezinhas brancas é a característica principal do mosquitinho. Da família dos cravos, esta planta é muito utilizada como flor de corte, embelezando buquês de rosas e de flores do campo, principalmente. No paisagismo, cria um excelente efeito misturado com outras plantas de flores pequenas, em maciços e bordaduras, criando um ótimo efeito campestre.

Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo fértil composto de terra de jardim e terra vegetal, drenável. Exige ainda regas regulares e reforma anual dos canteiros. Aprecia o clima frio e floresce no final do inverno e na primavera. Multiplica-se por sementes.
Nome Científico: Gypsophila paniculata
Sinonímia: Gypsophila elegans, Gypsophila mytiantha
Nome Popular: Mosquitinho, Véu-de-noiva, branquinha, gipsofila, cravo-de-amor
Família: Caryophyllaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Europa
Ciclo de Vida: Perene

Brinco de princesa


Brinco de princesa. Esse é o nome popular desta espécie, cujo nome científico é Fuchsia sp. Nativa da América Central e América do Sul, é adequada para o cultivo em jardim de inverno e em vasos dentro de casa. As flores são pendentes e em formato de sino duplo, possuem muitas pétalas, em geral de cores contrastantes, como roxo, vermelhos. Branco e rosa. São formadas durante a primavera e verão.O brinco de princesa precisa de quatro horas de luz solar direta por dia. Deve contudo ser protegido do sol do meio dia A temperatura ideal para essa planta, pode oscilar entre 10 e 22° C. O solo deve ser mantido sempre úmido, regando diariamente. Na época de florescimento, é preciso ser fertilizada a cada duas semanas. A multiplicação desta planta acontece por estacas de caule.

Outros Nomes Populares
Jasmim-amarelo, Jasmimprimulino, Jasmim-estrela, Jasmim-asa-de-anjo, Belaumícia, Plumbago, Jasmimazul, Gentilária, Lírio-do-brejo, Jasmim-boboleta, Jasmim-daíndia, Arbusto-milagroso, flama-da-noite, Flor-da-noite, Jasmim-da-noite, Rainha-danoite, Jasmim-de-Madagascar, Flor-da-noiva, Gardênia, Jasmim-do-cabo, Dama-do-dia, Jasmim-do-dia, Jasmim-do-arco, Jasmimmanga, Árvore-pagode, Jasmim-tabaco, Jasmim-dotabaco, Jasmim-dos-poetas.
Nome Científico: Jasminum
A Planta
Trata-se de um tipo de planta que apresenta uma enorme quantidade de variedades. Sendo assim, encontramos exemplares pouco rústicos e muito rústicos, que exigem poucos cuidados, e exemplares delicados, que precisam de maiores cuidados. Encontramos essas plantas em várias farnIias como as Oleáceas, Zingiberáceas, Combretáceas, Solanáceas, Asclepiadáceas, etc. Elas podem se apresentar como árvores, arbustos escandentes, herbáceas de porte médias perenes ou trepadeiras. São cultivada para maciços, forração de cercas e grades, forração de treliças e arquinhos de jardim e pérgolas, além de também serem aproveitadas como exemplares isolados. Essa enorme variedade apresenta muitas regiões de origem espalhadas pelo mundo. São eles, o China e índio, Pacífico, África do Sul, Madagascar, Ilhas Canárias e região do Nilo na África, América Central, México na América do Norte, e Brasil, Uruguai e Paraguai na América do Sul. São várias as alturas que essas diferentes variedades podem atingir, tais como 1,5/ 2/ 2,5/ 3/ 4/ 5/ 6 e 8 metros. Os métodos para propagação mais utilizados são a estaquia de galhos, estaquia da ponta de ramos e a divisão de rizomas. O período da propagação varia muito em função da enorme quantidade de variedades, como por exemplo, no verão, na primavera, no inverno e na primavera, e também logo após o término da floração.
Flores
Elas podem se apresentar agrupadas em hastes florais, agrupadas em cachos ou isoladas. Podem apresentar, em função da enorme variedade, muitas épocas de floração, como primavera e verão, inverno e primavera, verão e outono, além de estacões isoladas como verão e também a primavera. Algumas variedades floresceram quase o ano inteiro. Essas flores apresentam várias cores, com destaque para as cores amarelas, brancas, azul, rosa, laranja e cor-de-creme. Algumas delas exalam perfumes agradáveis ora fortes, ora suaves, São flores que podem compor um lindo buquê-de-noiva.
Tipo de Folha
Lanceolada e oval.
Ambiente e Cultivo 
São plantadas em jardins. Gostam dos climas ameno ou quente e úmido, não tolerando geadas em ambos os casos. São pouco exigentes com o solo, com exceção de algumas variedades que preferem solo arenoso e rico em matéria orgânica. Precisam ser regada uma vez por semana na primavera e verão e duas ou três vezes por semana no inverno. Ou, dependendo da variedade, precisam ser regadas freqüentemente nos primeiros meses após o plantio e uma vez por quinzena quando não chover. Ou ainda, de duas a três vezes por semana nosmeses quentes e uma vez no mês frios. A luminosidade necessária também vai mudar de acordo com a variedade. Essas plantas gostam de sol pleno em locais frios e meia sombra nos locais quentes, ou meia?sombra, mas precisando de muita luz no verão, apesar de não suportar sol direto entre 10 e 17 horas. Essas plantas precisam de podas anuais para renovação, assim como podas simples, tirando fora os ramos secos, doentes ou malformados.
Adubação
Adubar uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão. Usar fosforita, superfosfato e termofosfato ou NPK rico em P.
Males
A mosca branca, pulgão e a aranhinha vermelha são pragas comuns de algumas variedades. Essas plantas também estão sujeitas a doenças de origem fúngica.
Curiosidades
São plantas que podem ser cultivadas em grandes vasos para decorar áreas externas. Para que elas subam em estruturas, sendo cultivadas como trepadeiras, precisam ser devidamente acompanhadas e tutoradas. Elas podem crescer bem em ambiente com meia sombra, inclusive dentro da casa. Na propagação, os rizomas não podem ser divididos quando estiverem na fase de dormência. Alguns tipos de Jasmim, como o Jasmim da noite, por possuírem um perfume muito forte podem causar algum tipo de alergia, sendo, portanto aconselhável deixar em locais apropriados e abertos. Já o Jasmim do dia exala perfume durante o dia. Com o Jasmim dos poetas se fazem óleos e perfumes. As flores do Jasmim tabaco, por possuírem elementos químicos especias e específicos, tornam-se venenosas.

domingo, 9 de outubro de 2011

Quisqualis ou Jasmim da Índia

O exotismo da Índia em uma planta que as flores mudam de cor, é destaque deste mês.
Trepadeira lenhosa de crescimento vigoroso nativa da Índia. Sua floração é bastante decorativa, pois as flores mudam de cor passando de branco a vermelho escuro com suave perfume. É utilizada para plantio em cercas, alambrados e maciços. Pode ser mantida como arbusto através de podas.
Pertence à família das combretáceas.

Luz: Pleno sol

Solos: Vários tipos de solos, preferencialmente férteis e bem drenados.

Origem: Índia

Preço: Mudas em sacolas plásticas com 80 cm - R$ 6,00 no Dierberger Plantas

Cipó rosa - Cuspidaria convoluta


Trepadeira lenhosa e bastante vigorosa nativa do Brasil, pertencente á família das bignoniáceas.
Após a queda de suas folhas durante o outono-inverno suas primeiras brotações trazem junto a florada impressionante .São muitos cachos de coloração rosa e cobrem praticamente toda a planta. É planta bastante rústica e resistente servindo para cobrir cercas, alambrados e taludes.

 Luz : Pleno sol

Clima: Tropical e subtropical.

Solos: Vários tipos de solos, preferencialmente os mais férteis.

Origem: Brasil

Preço: Mudas acondicionadas em sacolas plásticas - R$ 6,00